O entrelaçamento dos HQs com os conteúdos escolares.
Dados de identificação da Escola.
E.E.E.F. Laura Alves Caldeira, localizada no município do Capão do Leão. Hoje conta com aproximadamente 200 alunos, 14 professores, 4 funcionários, uma vice diretora e uma diretora.
Dados de Identificação do projeto.
Tema da proposta: HQs na sala de aula e a reflexão sobre o uso racional dos medicamentos.
Alunos envolvidos: alunos da 4ª série .
Responsável pelo projeto: Professora Gisele Ramos Lima.
Professora parceira: Jussara
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Ciências.
Tempo de duração: Aproximadamente cinco semanas.
Justificativa.
A necessidade de se pensar no uso racional de medicamento levou-me a pensar na utilização das histórias em quadrinhos como forma de reflexão e expressão do referido assunto. A idéia ocorreu-me considerando o interesse dos alunos em ler gibis.
Objetivo geral.
Observando os alunos e seus familiares percebi que eles tem a prática da auto medicação, não levando em consideração os riscos para a saúde que tal prática pode acarretar. Assim decidi que no decorrer do desenvolvimento do conteúdo de ciências iremos abordar as questões referentes ao uso de medicamento de forma séria, mas com uma linguagem que possa ser facilmente assimilada pelas crianças.
Objetivos específicos.
Significar a leitura e a escrita.
Trabalhar com portadores de texto diversos.
Utilizar a internet como fonte de informação e publicação de suas reflexões.
Criar blog.
Desenvolver a criatividade.
Reduzir em suas casas as práticas de auto-medicação.
Refletir sobre os perigos da auto-medicação.
Criar histórias alertando para o uso racional de medicamento.
Criar apresentações no PowerPoit para apresentar aos colegas de outras turmas a necessidade da prevenção para manter a boa saúde, e os problemas que surgem com a prática da auto-medicação.
Criar um livro digital e impresso de histórias em quadrinhos sobre as assuntos estudados.
Recursos tecnológicos e mídias:
Material distribuído pela ANVISA sobre os perigos da auto-medicação, bulas e caixas de remédios, filmadora, revistas, comerciais de TV, Computador; Data Show, Internet, gibis diversos
Metodologia e cronograma de trabalho:
!ª SEMANA: no primeiro momento soa alunos irá ler gibis diversos, conversar sobre eles e apresentar para os colegas as histórias que mais gostam. Cada aluno vai crir uma história em quadrinhos com um tema de sua livre escolha. Vamos montar um painel com as histórias. Após o material montado vou introduzir o assunto do uso racional dos medicamentos com a distribuição de um gibi publicado pela ANVISA. A partir desse vamos montas uma entrevista, e aqueles alunos que conseguirem trazer algumas pessoas para responder na sala de aula esta será filmada.
2ª SEMANA: Utilização de material de orientação da ANVISA para discutir o assunto. Vamos trabalhar com conceitos que envolvem saúde e medicamento. Com a leitura
das bulas e caixas de remédio e com as propagandas. O trabalho é realizado na direção de alertar os perigos e os cuidados que devemos ter com os medicamentos entre outras questões. A caixa do remédio por exemplo, será avaliado a data de validade, como reconhecer se o medicamento é genérico, se ele tem a aprovação do ministério da saúde etc.. Em fim vamos realizar a leitura desses portadores de texto e suas peculiaridades. Vamos procurar informações na Internet sobre o assunto.
3ª SEMANA: os alunos vão aprender a criar um blog na internet para publicarem o que estamos discutindo em sala de aula e as descobertas que vem fazendo sobre como ter uma boa saúde e sobre os medicamentos. Este blog será divulgado na escola para que outros colegas e professores possam fazer comentários e sugestões.
4ª SEMANA: utilizando o programa HQ os alunos criarão histórias em quadrinho alertando para a importância do uso racional dos medicamentos. Essas histórias serão impressas e fixadas nos murais da escola para que todos possam ler. As mesmas histórias serão editadas e faremos um gibi impresso e um em CD para ficar de recordação para cada um. Um exemplar vai para biblioteca da escola.
5º SEMANA: sistematizam tudo que aprenderam em uma apresentação em PowerPoit para a apresentação em um seminário aos demais alunos da escola, principalmente os alunos das séries iniciais.
OBS: Esse cronograma de trabalho é flexível podendo levar um tempo maior ou menor do que o previsto. O cronograma está distribuído por semana, pois como a turma é de currículo tem apenas uma professora que ministra todas as atividades, assim em alguns dias trabalharemos mais tempo no projeto e outros menos de acordo com o envolvimento da turma no decorrer do trabalho.
Fundamentação teórica.
A escolha de organização pedagógica desse tema utilizando a metodologia de Projetos se deu por eu acreditar no que nos diz Almeida:
(...) o projeto rompe com a fronteira disciplinar, tornando-as permeáveis nas ações de articulações de diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade de conhecimento em construção. (ALMEIDA, 2002,p.49)
Assim a elaboração desse projeto foi pensada com a intenção de integrar os conteúdos escolares listados nos planos de estudo com os acontecimentos reais vivenciados pelos alunos em seus dia-a-dia do lado de fora da escola. Desta forma significo a aprendizagem valorizando os conhecimentos que eles trazem de seu meio ao mesmo tempo em que oportunizo a reflexão sobre suas práticas diárias de vida desenvolvendo na sla de aula, como nos diz Freire “um diálogo problematizador”.
O trabalho com esse projeto também tem o propósito de desenvolver práticas de letramento, pois vai trabalhar como diversos portadores de texto, inclusive o hipertexto. Ele tem uma preocupação em formar leitores e escritores críticos, capazes de entenderem o que lêem, e de expressarem suas conclusões e suas idéias se valendo de varias formas de apresentar seus registros, ou seja, da escrita, do desenho, da fala, entre outras possibilidades que a Internet (o uso do Blog) pode proporcionar.
Dados de identificação da Escola.
E.E.E.F. Laura Alves Caldeira, localizada no município do Capão do Leão. Hoje conta com aproximadamente 200 alunos, 14 professores, 4 funcionários, uma vice diretora e uma diretora.
Dados de Identificação do projeto.
Tema da proposta: HQs na sala de aula e a reflexão sobre o uso racional dos medicamentos.
Alunos envolvidos: alunos da 4ª série .
Responsável pelo projeto: Professora Gisele Ramos Lima.
Professora parceira: Jussara
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Ciências.
Tempo de duração: Aproximadamente cinco semanas.
Justificativa.
A necessidade de se pensar no uso racional de medicamento levou-me a pensar na utilização das histórias em quadrinhos como forma de reflexão e expressão do referido assunto. A idéia ocorreu-me considerando o interesse dos alunos em ler gibis.
Objetivo geral.
Observando os alunos e seus familiares percebi que eles tem a prática da auto medicação, não levando em consideração os riscos para a saúde que tal prática pode acarretar. Assim decidi que no decorrer do desenvolvimento do conteúdo de ciências iremos abordar as questões referentes ao uso de medicamento de forma séria, mas com uma linguagem que possa ser facilmente assimilada pelas crianças.
Objetivos específicos.
Significar a leitura e a escrita.
Trabalhar com portadores de texto diversos.
Utilizar a internet como fonte de informação e publicação de suas reflexões.
Criar blog.
Desenvolver a criatividade.
Reduzir em suas casas as práticas de auto-medicação.
Refletir sobre os perigos da auto-medicação.
Criar histórias alertando para o uso racional de medicamento.
Criar apresentações no PowerPoit para apresentar aos colegas de outras turmas a necessidade da prevenção para manter a boa saúde, e os problemas que surgem com a prática da auto-medicação.
Criar um livro digital e impresso de histórias em quadrinhos sobre as assuntos estudados.
Recursos tecnológicos e mídias:
Material distribuído pela ANVISA sobre os perigos da auto-medicação, bulas e caixas de remédios, filmadora, revistas, comerciais de TV, Computador; Data Show, Internet, gibis diversos
Metodologia e cronograma de trabalho:
!ª SEMANA: no primeiro momento soa alunos irá ler gibis diversos, conversar sobre eles e apresentar para os colegas as histórias que mais gostam. Cada aluno vai crir uma história em quadrinhos com um tema de sua livre escolha. Vamos montar um painel com as histórias. Após o material montado vou introduzir o assunto do uso racional dos medicamentos com a distribuição de um gibi publicado pela ANVISA. A partir desse vamos montas uma entrevista, e aqueles alunos que conseguirem trazer algumas pessoas para responder na sala de aula esta será filmada.
2ª SEMANA: Utilização de material de orientação da ANVISA para discutir o assunto. Vamos trabalhar com conceitos que envolvem saúde e medicamento. Com a leitura
das bulas e caixas de remédio e com as propagandas. O trabalho é realizado na direção de alertar os perigos e os cuidados que devemos ter com os medicamentos entre outras questões. A caixa do remédio por exemplo, será avaliado a data de validade, como reconhecer se o medicamento é genérico, se ele tem a aprovação do ministério da saúde etc.. Em fim vamos realizar a leitura desses portadores de texto e suas peculiaridades. Vamos procurar informações na Internet sobre o assunto.
3ª SEMANA: os alunos vão aprender a criar um blog na internet para publicarem o que estamos discutindo em sala de aula e as descobertas que vem fazendo sobre como ter uma boa saúde e sobre os medicamentos. Este blog será divulgado na escola para que outros colegas e professores possam fazer comentários e sugestões.
4ª SEMANA: utilizando o programa HQ os alunos criarão histórias em quadrinho alertando para a importância do uso racional dos medicamentos. Essas histórias serão impressas e fixadas nos murais da escola para que todos possam ler. As mesmas histórias serão editadas e faremos um gibi impresso e um em CD para ficar de recordação para cada um. Um exemplar vai para biblioteca da escola.
5º SEMANA: sistematizam tudo que aprenderam em uma apresentação em PowerPoit para a apresentação em um seminário aos demais alunos da escola, principalmente os alunos das séries iniciais.
OBS: Esse cronograma de trabalho é flexível podendo levar um tempo maior ou menor do que o previsto. O cronograma está distribuído por semana, pois como a turma é de currículo tem apenas uma professora que ministra todas as atividades, assim em alguns dias trabalharemos mais tempo no projeto e outros menos de acordo com o envolvimento da turma no decorrer do trabalho.
Fundamentação teórica.
A escolha de organização pedagógica desse tema utilizando a metodologia de Projetos se deu por eu acreditar no que nos diz Almeida:
(...) o projeto rompe com a fronteira disciplinar, tornando-as permeáveis nas ações de articulações de diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemas e situações da realidade. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identidade, ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade de conhecimento em construção. (ALMEIDA, 2002,p.49)
Assim a elaboração desse projeto foi pensada com a intenção de integrar os conteúdos escolares listados nos planos de estudo com os acontecimentos reais vivenciados pelos alunos em seus dia-a-dia do lado de fora da escola. Desta forma significo a aprendizagem valorizando os conhecimentos que eles trazem de seu meio ao mesmo tempo em que oportunizo a reflexão sobre suas práticas diárias de vida desenvolvendo na sla de aula, como nos diz Freire “um diálogo problematizador”.
O trabalho com esse projeto também tem o propósito de desenvolver práticas de letramento, pois vai trabalhar como diversos portadores de texto, inclusive o hipertexto. Ele tem uma preocupação em formar leitores e escritores críticos, capazes de entenderem o que lêem, e de expressarem suas conclusões e suas idéias se valendo de varias formas de apresentar seus registros, ou seja, da escrita, do desenho, da fala, entre outras possibilidades que a Internet (o uso do Blog) pode proporcionar.
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